É verdade que a guia anônima te deixa ‘invisível’ na Internet? Entenda
A guia anônima permite acessar sites sem registrar as atividades no celular, computador ou tablet. Mas isso não significa que você está totalmente invisível na Internet — na verdade, o recurso não está nem perto de oferecer isso.
Apesar do nome “anônimo”, o recurso não garante anonimato, e apenas evita que o browser salve o histórico, cache e outras informações. A seguir, tire as seguintes dúvidas:
- O modo anônimo é realmente anônimo?
- Para que serve a aba anônima, então?
- Tem como ficar totalmente anônimo na Internet?
- Como acessar a Internet com mais privacidade
O modo anônimo é realmente anônimo?
Não. O recurso apenas impede que o navegador registre o histórico, cookies, arquivos temporários (cache) e outros dados de sites. Além disso, alguns apps bloqueiam cookies de terceiros para garantir mais privacidade aos usuários.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No entanto, a aba anônima não impede que informações de navegação estejam visíveis para o provedor de Internet e até mesmo para o seu empregador, caso esteja utilizando o computador da empresa.
Os sites acessados também conseguem visualizar alguns detalhes do seu dispositivo, incluindo o endereço IP, mesmo com a função em uso.
Para que serve a aba anônima, então?
Por não deixar rastros no computador, tablet ou celular, o modo anônimo pode ser uma opção para que outras pessoas com acesso ao dispositivo não visualizem o que você procurou na Internet, por exemplo.
A função também é indicada para conferir sites sem considerar o seu histórico ou cache salvo no dispositivo ou para entrar em outras contas de plataformas online sem precisar deslogar na janela principal.
Em algumas situações, a janela anônima também te ajuda a acessar sites com problemas para carregar no seu dispositivo.
Tem como ficar totalmente anônimo na Internet?
Não é possível garantir total anonimato na Internet. Apesar de ter ferramentas que ajudam a ocultar informações usadas para identificar usuários, como o endereço IP, alguns rastros ainda podem ser armazenados.
Entre eles, informações do dispositivo, como modelo e sistema operacional. Caso o GPS esteja ativo e com acesso liberado ao app ou site, a localização também pode ser compartilhada.
Registro de uso em plataformas online após fazer login é outra informação capaz de identificar usuários.
Como acessar a Internet com mais privacidade
A guia anônima é uma alternativa para oferecer mais privacidade na Internet, pois os dados de navegação não são salvos no dispositivo — especialmente se você compartilha o PC. Mas essa não é a opção mais prática, considerando que é preciso fazer login toda vez que acessar o e-mail, redes sociais e afins, por exemplo.
Mas existem outros recursos que podem te ajudar a utilizar a Internet com mais segurança e privacidade. Confira algumas dicas:
- Limite permissões de acesso à localização, câmera e afins concedidas a apps e site;
- Leia os termos de uso e políticas de privacidade de serviços online antes de usar ou criar uma conta;
- Utilize uma VPN, especialmente ao utilizar redes Wi-Fi públicas;
- Instale um antivírus para evitar softwares maliciosos e rastreadores.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Quais são os navegadores mais usados no Brasil?
- Como deixar o Android mais seguro | 9 dicas
- Como deixar o iPhone mais seguro | 9 dicas
VÍDEO: Você realmente precisa de 120 Hz de atualização de tela? Faz diferença, na prática?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original