Enem dos concursos de 2025 vem aí: 5 jeitos para usar IA nos estudos
As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado, também conhecido como “Enem dos Concursos”, já começaram! Até a aplicação das provas, chatbots com IA como o ChatGPT, Gemini, Claude e Perplexity podem te ajudar nos estudos com buscas e até correção de redações.
- Vai fazer Enem? Saiba como fazer simulado de provas com IA
- CNU 2025: inscrições começam nesta quarta-feira (2); veja como se inscrever
5 usos da IA ao estudar para concursos
É possível utilizar ferramentas de IA das seguintes formas para estudar:
- Organização dos estudos
- Análise do edital
- Pesquisas aprofundadas
- Revisão de redação
- Transcrição de áudios e vídeos
1. Organização dos estudos
Os chatbots com IA nem sempre substituem aplicativos para gerenciar tarefas. Mas ajudam a encontrar um ponto de partida para organizar uma rotina de estudos que considere todas as suas necessidades durante o processo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para isso, utilize comandos detalhados ao solicitar um planejamento de estudo, que considerem datas importantes, prazos, momentos de descanso, entre outras necessidades. Depois, é só afinar o plano e colocá-lo em ação!
2. Análise do edital
Também é possível utilizar a IA para analisar pontos específicos dos editais. Para isso, anexe o documento e envie comandos de acordo com suas dúvidas, incluindo “quais são os critérios de avaliação?”, “quais são os conteúdos das provas?”, entre outros.
Assim, você não precisa ler todo o documento para encontrar uma informação específica. Mas é importante ressaltar que é recomendável confirmar as respostas da plataforma para evitar perdas de prazo ou que alguma exigência não seja cumprida, por exemplo.
3. Pesquisas aprofundadas
A maioria dos chatbots da atualidade não só oferecem busca na web, como contam com ferramentas de pesquisa aprofundada. Ao utilizar o recurso, as plataformas geram relatórios completos e bem detalhados sobre o tema pesquisa, o que pode te ajudar a tirar dúvidas de diversos assuntos que serão abordados no concurso.
A ferramenta está disponível nas ferramentas mais populares. Contudo, em alguns casos, é preciso aderir a uma assinatura para remover as limitações de uso ou até mesmo ter acesso a modelos de IA mais avançados.

4. Revisão de redação
A redação é uma etapa importante em concursos públicos. E a IA também te ajuda nesse processo: você pode enviar o texto, seja no prompt ou ao anexar um arquivo no chatbot, e utilizar comandos como “revise a redação e mostre se há erros de concordância e digitação”.
Também é possível aprofundar a revisão. Neste caso, basta explorar um comando mais aprofundado, que considere critérios de avaliação indicados no edital, por exemplo. Mas lembre-se: as plataformas de inteligência artificial não substituem a revisão de um professor, e funcionam como um guia para garantir uma correção mais rápida!
5. Transcrição de áudios e vídeos
Usou algum áudio ou vídeo para estudar e quer garantir uma versão escrita desses materiais? Utilize ferramentas de inteligência artificial para transcrever os conteúdos.
Além de agilizar o processo, a transcrição também pode ser usada em chatbots para indicar pontos fundamentais dos materiais ou até mesmo tirar dúvidas em cima desses conteúdos. Contudo, é indicado verificar as permissões de uso dos áudios e vídeos antes de fazer a análise com IA!
Confira outras matérias do Canaltech:
- 6 apps para te ajudar a estudar para concursos
- IA nos estudos: como usar o NotebookLM no celular
- Para que serve a inteligência artificial? 4 usos além dos chatbots
VÍDEO: O Gemini é muito bom (e isso é um problema)
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original