Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

Inverno 2025 | Como será o clima em julho? Inmet prevê chuva e massas de ar frio

O início de julho, aliado à recente chegada do inverno, deve marcar o começo de um período com chuvas acima da média em algumas regiões do país, além do avanço de massas de ar frio que podem derrubar as temperaturas.

A região Sudeste é a única onde as previsões meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que todos os estados devem registrar volumes de chuva próximos à climatologia da época. O volume acumulado de precipitações na região deve ficar abaixo de 50 mm em julho.

Chuvas nas outras regiões

Dados do Inmet revelam que os volumes de chuva acumulados no Sul podem ultrapassar os 130 mm no centro-leste do Paraná e no sul do Rio Grande do Sul.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No Norte, as precipitações acima da média devem ocorrer de forma mais localizada no leste do Acre, extremo noroeste do Amazonas e em áreas ao norte do Pará.

Mulher com guarda-chuva
Regiões do Paraná e do Rio Grande do Sul podem ter volumes acumulados de cuhva de 130 mm em julho (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Volumes de chuva ligeiramente acima da média climatológica também são esperados em municípios do sudoeste de Mato Grosso e do oeste de Mato Grosso do Sul.

Já no Nordeste, regiões como o norte do Ceará, sudoeste da Paraíba, leste e centro de Pernambuco e noroeste de Alagoas podem registrar chuvas acima da média histórica para o período, com acumulados superiores a 60 mm.

Temperaturas ao redor do país

Segundo o Inmet, o avanço de massas de ar frio deve fazer com que as temperaturas fiquem abaixo da média no Rio Grande do Sul ao longo do mês de julho, com os termômetros registrando valores abaixo dos 15 °C.

Áreas do oeste do Paraná e da região central de Santa Catarina também podem apresentar temperaturas abaixo da média histórica no início do segundo semestre. Além disso, locais de maior altitude podem registrar a formação de geadas ao longo do mês.

Pessoa com casaco em dia de frio
Sul e Sudeste têm áreas onde as temperaturas podem ficar abaixo da média histórica em julho (Paulo Pinto/Agência Brasil)

No Sudeste, em regiões como o sul de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e leste de São Paulo, as temperaturas médias devem ficar pouco acima dos 16 °C. Assim como no Sul, áreas de maior altitude também podem registrar geadas.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste devem apresentar temperaturas acima da climatologia histórica de julho, com médias variando entre 25 °C e 28 °C na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Leia também: 

VÍDEO | É POSSÍVEL SENTIR O CHEIRO DA CHUVA ANTES QUE ELA CHEGUE?

 

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.