App do Facebook pede permissão para IA analisar fotos do celular em novo teste
O aplicativo do Facebook passou a solicitar permissão para acessar a galeria de fotos do celular para que o Meta AI possa sugerir “ideias creativas” em um novo teste no Canadá e Estados Unidos. O experimento foi revelado pelo portal TechCrunch e confirmado pelo Canaltech nesta segunda-feira (30).
- Como evitar que a Meta use suas imagens em Inteligências Artificiais
- 7 tarefas que a Meta AI pode ajudar no dia a dia
Segundo o portal, o novo recurso apareceu em uma notificação ao acessar a opção para publicar um story. “Permitir que o processamento em nuvem crie ideias criativas para você a partir do seu rolo de câmera?”, diz o pop-up do app
A notificação do Facebook indica que a função vai sugerir ideias de publicações como colagens, retrospectivas ou temáticas de aniversários ou formaturas. Contudo, a ativação envolverá fotos salvas no celular que ainda não foram enviadas para a rede social, indo além dos conteúdos dos posts do perfil.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Para criar ideias para você, nós vamos selecionar mídia do seu rolo de câmera e carregar na nossa nuvem continuamente, baseados em informações como horário, localização ou temas“, aponta a notificação.
A notificação também indica que, caso autorizado, apenas o usuário terá acesso às sugestões, e que a mídia acessada não será usada para segmentação de anúncios. “Nós vamos checá-la para fins de segurança e integridade”, diz o aviso no app.
A partir da autorização, a pessoa estará concordando com os Termos de Serviço de IA da Meta. O documento, de modo geral, elenca que a Meta “analisará essas imagens, incluindo características faciais, usando a IA”.
Além disso, informações como data e presença de objetos ou pessoas serão usadas para “criar as ideias”.
O que diz a Meta?
Ao Canaltech, a Meta explica que a função ainda é um teste aplicado para um pequeno grupo de usuários do Canadá e Estados Unidos, sem previsão de chegar no Brasil.
Além disso, a Meta também destaca que essas sugestões são opcionais, aparecem apenas para o usuário – a menos que decida compartilhá-las – e podem ser desativadas a qualquer momento.
Veja o posicionamento na íntegra:
“Estamos explorando maneiras de facilitar o compartilhamento de conteúdo no Facebook, testando sugestões de conteúdos prontos para compartilhar e curados a partir da galeria de fotos do celular da pessoa. Essas sugestões são opcionais, aparecem apenas para você – a menos que decida compartilhá-las – e podem ser desativadas a qualquer momento. As mídias da galeria podem ser usadas para melhorar essas sugestões, mas não são usadas para treinar os modelos de IA neste teste.”
Leia mais:
- Como desativar a Meta AI no WhatsApp? (spoiler: é possível apenas limitar)
- Como conversar com a Meta AI? Conheça 5 prompts úteis para o chatbot
- Meta AI no WhatsApp é confiável? Veja o que evitar compartilhar
VÍDEO: Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original