México ameaça processar a SpaceX por contaminação após nova explosão
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, ameaça processar a SpaceX devido à queda de fragmentos e possível contaminação causados pela explosão de um foguete da empresa de Elon Musk. A declaração foi dada em uma entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (25).
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
- SpaceX | O que é o foguete Starship?
No dia 18 de junho, uma nave Starship da SpaceX explodiu durante um teste com o estágio superior do veículo, realizado na Starbase — base de lançamentos da empresa localizada próxima à praia de Boca Chica, no Texas, Estados Unidos.
A autoridade mexicana afirmou que há uma investigação em andamento para verificar quais leis internacionais podem ter sido violadas. Sheinbaum também confirmou a ocorrência de contaminação na região próxima à fronteira entre o sul do Texas e a cidade mexicana de Heroica Matamoros.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
ANOMALY! Just before Ship 36 was set to Static Fire, it blew up at SpaceX Masseys!
Live on X and YT:https://t.co/GPjZIX1Zyd pic.twitter.com/CfZhDeSGae
— NSF – NASASpaceflight.com (@NASASpaceflight) June 19, 2025
Explicações da SpaceX
Um dia após a declaração de Claudia Sheinbaum, a SpaceX emitiu um comunicado em seu perfil no X, afirmando que a explosão não representa riscos para a região fronteiriça entre os EUA e o México.
“Testes independentes anteriores realizados em materiais da Starship, incluindo análises de toxicidade, confirmam que eles não representam riscos químicos, biológicos ou toxicológicos”, escreveu a empresa.
A companhia norte-americana também destacou que foi estabelecida uma “zona de segurança” ao redor do local de testes. Outro ponto abordado foi que as tentativas de recuperar os destroços da Starship foram dificultadas pela presença de indivíduos não autorizados que invadiram propriedades privadas na região.
“Solicitamos assistência local e federal do governo do México para a recuperação dos destroços relacionados à anomalia, oferecemos recursos e ajuda na limpeza, e buscamos o reconhecimento do direito da SpaceX de conduzir operações de recuperação”, complementou a empresa.
As previously stated, there are no hazards to the surrounding area. Previous independent tests conducted on materials inside Starship, including toxicity analyses, confirm they pose no chemical, biological, or toxicological risks.
And as is the case before any test, a safety… https://t.co/lJHGInE5vj
— SpaceX (@SpaceX) June 26, 2025
Leia também:
- Foguete Starship deve ser lançado a Marte em 2026, afirma Elon Musk
- Starship | Acidentes, rumores sobre falhas e a previsão de lançamento para 2026
VÍDEO | STARLINK COMO FUNCIONA?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original