‘Tela azul’ do Windows mudará de cor; relembre versões antigas do erro
A “tela azul da morte” do Windows chegou ao seu fim — ou pelo menos vai só mudar de cor. A Microsoft confirmou na última semana que vai usar uma tela preta para sinalizar problemas inesperados no PC, encerrando um padrão que durou mais de 30 anos e assustou pessoas ao redor do mundo.
- Como o Windows evoluiu a cada versão | Todas as gerações
- Orkut e conexão discada: como era a internet dos anos 2000?
A tela azul está presente desde as primeiras versões do Windows e passou por algumas mudanças no texto e na fonte, enquanto a cor foi mantida. O Canaltech relembra o aviso de erro mais famoso dos computadores:
- O que é a tela azul do Windows?
- Como a tela azul mudou ao longo do tempo
- Qual é a nova tela de erro do Windows?
O que é a tela azul do Windows?
A ‘tela azul da morte’ é uma mensagem de erro crítico do Windows que ocupa toda a tela, interrompe as tarefas em andamento e força a reiniciar o computador. Por ser inesperada, muita gente já se assustou com o recado no PC, perdeu arquivos em andamento e, em casos mais graves, não conseguiu recuperar o computador.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os motivos para a tela são variados: vírus, problemas no hardware, erro em drivers, e por aí vai. Durante o apagão cibernético de 2024, causado por uma falha nos softwares da CrowdStrike, computadores de aeroportos e empresas em todo o mundo apresentaram a famigerada mensagem de erro.
Como a tela azul mudou ao longo do tempo
As primeiras versões do Windows traziam telas azuis de erro, mas não interrompiam o funcionamento do PC.
A primeira tela “da morte” (ou seja, de erro crítico que travava todo o computador) apareceu com o Windows NT 3.1, de 1993. O aviso trazia uma série de códigos e números que ocupavam quase todo o espaço do monitor — um susto para quem não conhecesse os termos.
O tom e a fonte foram mantidos para as versões seguintes, mas o sistema operacional começou a mostrar algumas instruções, como reiniciar o PC pelo Gerenciador de Tarefas ou voltar a usá-lo normalmente — ainda que a máquina provavelmente fosse travar mais uma vez depois disso.
A primeira grande mudança veio com o Windows 8, de 2012, com um emoticon de rosto triste em solidariedade ao usuário que passou pelo erro e uma leve mudança no tom de azul para deixá-lo mais suave.
A mensagem dizia “Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reiniciado”, acompanhado de uma porcentagem de progresso para compilar todas as informações do erro. A partir do Windows 10, de 2015, o aviso ganhou um QR Code que leva a uma página de soluções rápidas.
GALERIA: relembre diferentes versões da “tela azul da morte”




Qual é a nova tela de erro do Windows?
Comparada com as primeiras versões, a nova tela de erro inesperado é bem mais discreta. O azul dá lugar ao preto, enquanto o QR Code e o emoticon triste foram descartados para evidenciar uma frase mais simples no centro da tela.
Na parte inferior, é possível ver o código do erro para pesquisar mais informações sobre o ocorrido.

A mudança começou a ser aplicada neste ano na versão de testes do Windows e deve ser liberada para todas as pessoas a partir dos próximos meses.
Leia também:
- O que esperar do Windows 11 25H2? Veja as novidades e quando será lançado
- Como Campo Minado e Paciência ensinaram a usar mouse no Windows
- Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do site da Microsoft
VÍDEO: por que o som do Bluetooth é diferente ao usar microfone?
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original