YouTube injeta quase R$ 5 bi no Brasil e tem mais de 200 mil canais monetizáveis
O YouTube injetou quase R$ 5 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024 e gerou mais de 130 mil empregos equivalentes a tempo integral, de acordo com pesquisa da Oxford Economics.
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O head de Parcerias e Responsabilidades do YouTube Brasil, Eduardo Brandini, compartilhou os dados sobre o impacto da empresa durante o evento de celebração dos 20 anos da plataforma nesta quinta-feira (26) em São Paulo.
No último ano, a plataforma de vídeos contribuiu com R$ 4,94 bi ao PIB e com a geração de mais de 130 mil empregos equivalentes, ou seja, sustentou uma carga de trabalho equivalente a 130 mil pessoas trabalhando em tempo integral por um ano.
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Brandini apresentou também a quantidade de canais no Brasil que têm pelo menos 1 mil inscritos: mais de 200 mil, um aumento de 20% em relação ao ano passado. O número é um marco importante para criadores, já que, depois de atingi-lo, é possível monetizar na plataforma.
Outra categoria que cresceu 20% de 2023 para 2024 foram os canais brasileiros com mais de 1 milhão de inscritos, que são mais de 4 mil.
“Isso evidencia a maturidade que a plataforma tem, assim como a maturidade de criadores do país, e a capacidade de nutrir cada vez mais criadores de grande porte”, afirma Brandini”.
Ainda de acordo com o executivo, este aumento do alcance da audiência se traduziu diretamente em resultados financeiros. “O número de canais do YouTube com faturamento anual a partir de R$ 100 mil cresceu mais de 30% também em relação ao ano anterior”, completa.
YouTube é principal plataforma para podcasts
A plataforma, segundo novo estudo da Edison, é o local preferido dos brasileiros para podcasts.
A pesquisa de 2024 mostra que 81% das pessoas que ouvem podcasts semanalmente usam o YouTube para descobrir novos programas, superando o Instagram, com 48% e o Spotify, com 46%.
O estudo mostra também que não é a toa que o YouTube é a principal porta de entrada para o produto, já que mais de 60% dos entrevistados afirmaram que é importante que os podcasts tenham um componente de vídeo.
Durante o evento de comemoração dos seus 20 anos, o YouTube convidou o humorista Fábio Porchat, o podcaster Igor Coelho, do Flow, e as influencers Nina Baiocchi e Rob Freitas para participarem de um podcast ao vivo.

20 anos do YouTube
A principal plataforma de vídeos do mundo completou 20 anos em 2025. O primeiro vídeo do YouTube, o “Me at the Zoo”, foi publicado em 24 de abril de 2005.
O primeiro upload do site tem apenas 19 segundos, possui mais de 350 milhões de visualizações e mostra um dos fundadores do YouTube, Jawed Karim, no Zoológico de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos.
Pouco tempo depois de seu lançamento, em 2006, a plataforma foi comprada pelo Google por US$ 1,65 bilhão.
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