Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Aqui você encontra as informações mais interessantes e surpreendentes do mundo

Curiosidades

YouTube injeta quase R$ 5 bi no Brasil e tem mais de 200 mil canais monetizáveis

O YouTube injetou quase R$ 5 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024 e gerou mais de 130 mil empregos equivalentes a tempo integral, de acordo com pesquisa da Oxford Economics. 

O head de Parcerias e Responsabilidades do YouTube Brasil, Eduardo Brandini, compartilhou os dados sobre o impacto da empresa durante o evento de celebração dos 20 anos da plataforma nesta quinta-feira (26) em São Paulo.

No último ano, a plataforma de vídeos contribuiu com R$ 4,94 bi ao PIB e com a geração de mais de 130 mil empregos equivalentes, ou seja, sustentou uma carga de trabalho equivalente a 130 mil pessoas trabalhando em tempo integral por um ano.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Brandini apresentou também a quantidade de canais no Brasil que têm pelo menos 1 mil inscritos: mais de 200 mil, um aumento de 20% em relação ao ano passado. O número é um marco importante para criadores, já que, depois de atingi-lo, é possível monetizar na plataforma.

Outra categoria que cresceu 20% de 2023 para 2024 foram os canais brasileiros com mais de 1 milhão de inscritos, que são mais de 4 mil.

“Isso evidencia a maturidade que a plataforma tem, assim como a maturidade de criadores do país, e a capacidade de nutrir cada vez mais criadores de grande porte”, afirma Brandini”.

Ainda de acordo com o executivo, este aumento do alcance da audiência se traduziu diretamente em resultados financeiros. “O número de canais do YouTube com faturamento anual a partir de R$ 100 mil cresceu mais de 30% também em relação ao ano anterior”, completa. 

YouTube é principal plataforma para podcasts

A plataforma, segundo novo estudo da Edison, é o local preferido dos brasileiros para podcasts

A pesquisa de 2024 mostra que 81% das pessoas que ouvem podcasts semanalmente usam o YouTube para descobrir novos programas, superando o Instagram, com 48% e o Spotify, com 46%. 

O estudo mostra também que não é a toa que o YouTube é a principal porta de entrada para o produto, já que mais de 60% dos entrevistados afirmaram que é importante que os podcasts tenham um componente de vídeo

Durante o evento de comemoração dos seus 20 anos, o YouTube convidou o humorista Fábio Porchat, o podcaster Igor Coelho, do Flow, e as influencers Nina Baiocchi e Rob Freitas para participarem de um podcast ao vivo. 

podcast ao vivo do youtube
Da esquerda para direita, Igor do Flow, Fábio Porchat, Nina Baiocchi e Rob Freitas, em podcast ao vivo durante o evento (Imagem: Fotografia/Marcelo Salvatico/Canaltech)

20 anos do YouTube

A principal plataforma de vídeos do mundo completou 20 anos em 2025. O primeiro vídeo do YouTube, o “Me at the Zoo”, foi publicado em 24 de abril de 2005.

O primeiro upload do site tem apenas 19 segundos, possui mais de 350 milhões de visualizações e mostra um dos fundadores do YouTube, Jawed Karim, no Zoológico de San Diego, na Califórnia, Estados Unidos. 

Pouco tempo depois de seu lançamento, em 2006, a plataforma foi comprada pelo Google por US$ 1,65 bilhão.

Veja também:

VÍDEO: O usuário Apple realmente quer um iPhone dobrável? Trocaria para o Android por conta disso?

Leia a matéria no Canaltech.

O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!

Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original

augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.