Vendas de jogos third-party começam fracas no Nintendo Switch 2
O Nintendo Switch 2 foi o maior lançamento de console doméstico de todos os tempos, com 3,5 milhões de unidades vendidas em apenas 4 dias. Apesar disso, é possível que jogos de desenvolvedoras parceiras estejam passando por vendas abaixo da média.
- Nintendo Switch 2 pode desativar HD Rumble 2 após “uso prolongado”
- Nintendo já está agindo contra pirataria no Switch 2 e banindo jogadores
Como era de se esperar, o novo console da Nintendo teve um forte desempenho com seus jogos first-party, representando 62% das vendas de games físicos nos EUA (excluindo o Mario Kart World Bundle), de acordo com a empresa de dados Circana. No primeiro Nintendo Switch, o número de vendas de first-party em mídia física representou 81% no mês de lançamento do console.
No Reino Unido, 48% dos jogos físicos vendidos para o Switch 2 foram first-party. Incluindo o jogo de kart da Nintendo, esse número sobe para 86%, segundo a empresa de análise de mercado NielsenIQ. Já no primeiro Switch, a proporção foi de 89% de jogos físicos first-party em comparação com as vendas de títulos de terceiros no território
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Vale lembrar que o Nintendo Switch 2 foi lançado há 15 dias. Os valores podem mudar até o console completar seu primeiro mês no mercado.
Apesar dos números apontarem que o Switch 1 vendeu um número proporcionalmente maior de jogos da própria Nintendo do que seu sucessor (e, proprocionalmente, mais jogos third-party), temos de considerar que o primeiro híbrido da Big N chegou ao mercado com apenas cinco títulos: The Legend of Zelda: Breath of the Wild, 1-2-Switch, Just Dance 2017, Skylanders Imaginators e Super Bomberman R. No caso do Nintendo Switch 2, a história é um pouco diferente, já que o console estreou com 13 títulos em mídia física, o que representa uma concorrência mais ampla.
O The Game Business, projeto comandado pelo jornalista Christopher Dring, destaca que, embora o cenário seja de aparente melhora, “é difícil descrever essas estatísticas como positivas”. A matéria aponta que a maioria dos jogos de desenvolvedoras terceirizadas registrou números “muito baixos”. Uma editora, que preferiu não se identificar, afirma que o desempenho das vendas ficou “abaixo das nossas estimativas mais baixas”.
Cyberpunk 2077: Ultimate Edition liderou as vendas entre os jogos físicos third-party, superando inclusive as vendas de lançamento de The Witcher 3 no primeiro Nintendo Switch.
A SEGA foi a terceira maior publisher no Nintendo Switch 2 no lançamento, com Yakuza 0 Director’s Cut, Puyo-Puyo Tetris 25 e Sonic X Shadow Generations. Na última quinta-feira (19), a japonesa também lançou RAIDOU Remastered: The Mystery of the Soulless Army, mas suas vendas não foram contabilizadas na análise.
Há uma concorrência gritante no Nintendo Switch 2 em comparação com o primeiro. O lançamento do novo console contou com 24 lançamentos (mídias físicas, digitais e Game-Key Cards), além de títulos disponíveis por retrocompatibilidade, upgrades para Nintendo Switch 2 e os próprios first-party da Big N.
Vale lembrar que, com o bundle, Mario Kart World também foi o maior lançamento em número de vendas disparado. Então é possível que os jogadores ainda estejam ocupados no novo Mario Kart, por isso não investiram em novos jogos.
Christopher Dring também destaca que a Nintendo não enviou o Switch 2 para a imprensa antes do lançamento, ou seja, não houve reviews de nenhum desses jogos de terceiros, o que pode afetar a decisão de jogadores que baseiam suas compras em análises.
Outro fator que pode ter afetado os third-party é que a maioria dos títulos são ports para o Switch 2, ou seja, já estavam disponíveis em outras plataformas anteriormente, o que pode desencorajar a compra por jogadores que já possuem os jogos no PC, PlayStation 5 ou Xbox Series X|S.

Game-Key Cards são os grandes culpados?
Uma das polêmicas envolvendo o Nintendo Switch 2 foram os Game-Key Cards (GKC), um tipo de mídia física que não contém o jogo completo, sendo necessário baixar o restante do conteúdo no console. Muitos dos lançamentos que vimos no novo console da Big N são justamente através dessa nova mídia, o que poderia ser outro fator para títulos de terceiros, vista a impopularidade dos GKCs.
Foi reportado que algumas desenvolvedoras optaram por lançar seus jogos nesse formato porque a Nintendo limitou as opções de cartucho físico tradicional exclusivamente a 64GB, que custam mais caro e não fazem sentido para jogos menores, de 1 ou 2 GB de armazenamento, por exemplo.
Cyberpunk 2077: Ultimate Edition foi lançado em mídia física tradicional, o que, para alguns, justifica o fato de o jogo ser o mais vendido entre os títulos de terceiros.
Apesar de poder ser um dos motivos das baixas vendas de third-party no Nintendo Switch 2, o Diretor de Pesquisa e Insights da Niko Partners, Daniel Ahmad, reafirmou todos os outros motivos citados acima com relação à concorrência e à maior oferta de títulos do Switch 2 em comparação ao primeiro.
“A realidade é que os Game-Key Cards não são um grande problema no panorama geral fora dos círculos de entusiastas, e ter uma versão física do jogo (que exige o download do jogo) não é um problema para a maioria dos jogadores”, afirmou Ahmad em um post no X (antigo Twitter).
So many people are taking Cyberpunk 2077 at #1 to mean that no one is buying game key cards, but that’s not the full story. Going to break it down in this post.
1. This launch mirrors the Switch 1 launch and early years where late ports of third party games did not necessarily… https://t.co/53qGPKkSLW
— Daniel Ahmad (@ZhugeEX) June 19, 2025
Christopher Dring repondeu aos comentários de Ahmad dizendo que “De fato. Os Game-Key Card não são a razão para esses números. Provavelmente é um problema menor”.
Leia também:
- Zica no Nintendo Switch 2: usuários relatam problema na conexão à internet
- Nintendo Direct sobre Donkey Kong Bananza ocorrerá nesta semana
- 14 formas de escapar do casco azul em Mario Kart World
Leia a matéria no Canaltech.
O que achou dessa notícia? Deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe em suas redes sociais. Assim conseguiremos informar mais pessoas sobre as curiosidades do mundo!
Esta notícia foi originalmente publicada em:
Fonte original