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TikTok ‘escapa’ de bloqueio nos EUA pela terceira vez; mas o que isso muda?

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva na quinta-feira (19) para estender o prazo para vender o TikTok no país por mais 90 dias. Dessa forma, o app não enfrenta ameaça de bloqueio e pode ser comprado até 17 de setembro deste ano.

É a terceira vez que Trump prorroga a data limite da venda, que ainda não aparenta ter negociações avançadas (e tampouco a vontade da Bytedance, controladora do app, em vendê-lo). O Canaltech ajuda a explicar as consequências do caso:

  • Por que o TikTok tem que ser vendido?
  • Quem pode comprar o TikTok?
  • Quais são as alternativas ao app no país?
  • O que está por trás dos adiamentos?
  • O que vai acontecer se ninguém comprar o app?
  • O bloqueio afetaria o Brasil?

Por que o TikTok tem que ser vendido?

Uma lei federal dos Estados Unidos de abril de 2024 determinou que a rede social deveria ser vendida para um comprador de fora da China para poder operar no país — caso a transação não acontecesse no prazo determinado (de até nove meses, na época), a rede seria bloqueada na Terra do Tio Sam.


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O motivo é uma acusação dos EUA de que o TikTok compartilha dados de usuários do país para o governo chinês. A lei foi sancionada pelo ex-presidente Joe Biden, mas a investigação do caso começou em 2021, ainda no primeiro mandato de Trump no cargo.

Quem pode comprar o TikTok?

Muitos rumores já surgiram com possíveis compradores, desde Elon Musk até a Amazon. O site The Verge disse que um grupo liderado pela Oracle esteve em conversas avançadas neste ano, mas as tarifas aplicadas pelo governo dos EUA contra a China esfriaram o caso.

Neste ano, nenhum grupo manifestou publicamente o interesse em negociar pela compra da rede. Elon Musk, inclusive, negou que tentaria uma oferta.

TikTok enfrenta ameaças de bloqueio nos EUA, mas prazo de venda já mudou três vezes (Imagem: Reprodução/Pexels)

Quais são as alternativas ao app no país?

Instagram e YouTube já possuem alternativas aos vídeos curtos com Reels e Shorts, respectivamente, mas são redes sociais com outros focos. Em janeiro, quando o TikTok passou por um bloqueio de um dia nos EUA, o chinês RedNote ganhou popularidade no país.

O que está por trás dos adiamentos?

Existem alguns entraves. O primeiro deles é que a ByteDance não tem interesse em vender a plataforma — e, mesmo que uma proposta vantajosa apareça na mesa, rumores indicam que o governo chinês ainda pode vetar a operação ou a venda de alguns ativos, como a tecnologia por trás do algoritmo do app.

Além disso, há dúvidas sobre qual seria o valor da venda e quem seriam os favoritos pela negociação. 

Por fim, o jogo político é outro fator importante: Donald Trump reconhece que o TikTok teve papel importante durante a última eleição presidencial para impulsionar o público jovem (ele, inclusive, criou uma rede social na plataforma na época). O eventual bloqueio de uma rede tão grande no país poderia afetar sua popularidade.

O que vai acontecer se ninguém comprar o app?

Caso o TikTok não seja vendido até setembro, existe uma grande chance de que o prazo seja adiado novamente — se já aconteceu três vezes, pode ocorrer numa quarta

Donald Trump publicamente defende o app, enquanto negociações pela compra podem ser impactadas pelas tarifas entre os países. Porém, caso o limite não seja prorrogado, o app corre risco de ser bloqueado no país.

O bloqueio afetaria o Brasil?

Não. Qualquer imposição feita ao TikTok com base na lei federal assinada no ano de 2024 envolve apenas os Estados Unidos. O app ficaria bloqueado por lá, mas poderia ser acessado em outros países.

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Leia a matéria no Canaltech.

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augustopjulio

Sou Augusto de Paula Júlio, idealizador do Tenis Portal e do Curiosidades Online, tenista nas horas vagas, escritor amador e empreendedor digital. Mais informações em: https://www.augustojulio.com.